domingo, 19 de abril de 2015

Paisagens da seca //



VERTENTES
BARRAGEM DE PEDRA RAJADA PODE SECAR TOTALMENTE SE NÃO CHOVER NO AGRESTE
Principal reservatório que abasteceu o município no passado segue praticamente seco.

CRISE A Barragem de Pedra Rajada, no distrito de Serra Seca, em Vertentes, no Agreste de Pernambuco, pode secar totalmente se não chover nos próximos meses. Aquele que já serviu como principal reservatório que abastecia ‘todo’ o município no passado, começa dar sinais de que a seca continua a todo vapor.
Em virtude do crescimento populacional, anos depois em que foi inaugurado o sistema de abastecimento de Jucazinho, em Surubim, a barragem de Pedra Rajada foi desativada e permanece esquecida no tempo.
Economizar água se tornou uma necessidade em Vertentes e em todo o interior do Estado. Sofrendo com a escassez do precioso líquido, agricultores do distrito de Serra Seca, aproveitam o restante da água, muito suja e de coloração esverdeada, para matar a sede pelo menos dos animais.

SERRA SECA - Segundo o agricultor Gerôncio, que reside na localidade, uma bênção ainda é a água que vem do alto da serra. Graças a Deus, a água que serve para matar a sede e consumo da comunidade, vem justamente de uma serra que não tem nada de seca.


Por Fernando Barbosa



Nenhum comentário:

Postar um comentário