quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Reumatologista //

MÉDICO ELIÉZER RUSHANSKY RECEBE MEDALHA JOAQUIM NABUCO - CLASSE OURO.


Referência em reumatologia no Estado, o médico e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE) Eliézer Rushansky foi escolhido para receber a Medalha Joaquim Nabuco – Classe Ouro, mais alta comenda oferecida pela Assembleia Legislativa. O nome foi indicado pelo deputado Clodoaldo Magalhães (PSB), que participou, na noite desta quarta (21), da Reunião Solene para fazer a entrega da homenagem.
Instituída em 1968, a Medalha celebra, a cada ano, uma pessoa física e outra jurídica com revelantes serviços prestados a Pernambuco ou ao Brasil. Com mais de 40 anos de execício da medicina, Rushansky teve atuação marcada pela preocupação social, como destacou a deputada Simone Santana (PSB), que presidiu a solenidade. “Ele sempre se sensibilizou com as dificuldades enfrentadas pelas pessoas menos favorecidas, oferecendo um atendimento digno, ético e humanizado”, pontuou a parlamentar.

Rushansky nasceu no Recife, em 1948, vindo a graduar-se em 1971 na instituição em que hoje ensina. Fez residência em Clínica Médica e Reumatologia no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, à época, um dos mais conceituados do País, de onde seguiu para a Universidade de Michigan Ann-Arbor, nos Estados Unidos. No currículo, constam ainda a criação da Unidade Funcional de Reumatologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz e projetos em genômica e artropatias inflamatórias.

“As características de um grande médico não são aprendidas na faculdade: gostar de gente, ter firmeza de caráter, senso humanístico, consciência coletiva e amor à vida. Vemos em doutor Eliézer alguém profissional e pessoalmente realizado”, destacou o deputado Clodoaldo Magalhães. O homenageado recebeu a medalha e agradeceu ressaltando a longa trajetória em busca do reconhecimento da reumatologia. “O que emociona profundamente é, mesmo após tantas dificuldades, ter conseguido construir um nome íntegro baseado na ética e nos princípios hipocráticos”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário